quinta-feira, 28 de outubro de 2010

As bruxas estão soltas

O final de outubro, no Brasil, marca o tradicionalismo americano. O Halloween (Dia das Bruxas para os brasileiros) é comemorado no dia 31 e retoma uma história cheia de mistérios.  

Uma das versões para as comemorações do Halloween diz que, inicialmente, a festa não era ligada às bruxas. Ao contrário, era apenas um festival do calendário celta da Irlanda, onde se comemorava o fim do verão.

Na Idade Média, com a perseguição de pagãos e curandeiros pela Inquisição, a data passou a ter uma forte ligação com “rituais satânicos”. Com a intensa emigração do povo irlandês para os Estados Unidos, a tradição do Halloween sofreu algumas mudanças e hoje faz parte de uma das festas mais tradicionais do país norte-americano.

O termo trick or treat é um dos mais famosos. Em português, ele significa “doces ou travessuras”. Adultos e crianças têm o hábito de passar na casa dos vizinhos para arrecadar guloseimas no dia da festa. Caso o dono do local nada ofereça, eles aprontam uma travessura.

Outro elemento indispensável do Halloween é o Jack O’Lantern. Você acompanha a história desse personagem amanhã, aqui no blog.

Atenção: envie para jornalismoucs@hotmail.com sua maior aventura de Halloween! Você tem até segunda, dia 1º de novembro, para participar da promoção. Se sua história for a melhor, ela será publicada na íntegra* aqui no blog na semana que vem. Participe!

A noite de Halloween está chegando: qual será sua aventura em 2010?
Foto: Divulgação

* O texto deverá ter, no máximo, 2.000 caracteres. Envie também nome completo e profissão (se for estudante, diga o semestre e o curso que você faz).

Nenhum comentário:

Postar um comentário