sábado, 27 de novembro de 2010

Livros polêmicos estão fora das escolas de Caxias

Livro foi retirado das escolas da cidade

 Coordenadoria Regional da Educação acatou o pedido dos diretores das escolas estaduais de Caxias do Sul e retirou livros polêmicos das bibliotecas. As obras encaminhadas às instituições de ensino pelo Ministério da Educação (MEC) nos últimos dois anos abordavam temas como prostituição infantil e agressão.

Ícone mundial das histórias em quadrinhos, o autor Will Eisner está barrado pela Secretaria Estadual da Educação. Os livros Um Contrato com Deus, A Força da Vida e O Sonhador trazem imagens de sexo, violência e bullying. A obra Sob os Signos de Cordel, de Costa Senna, também foi banida das escolas. Para a titular da 4ª CRE, Marta Fattori, a fiscalização do conteúdo que chega às bibliotecas é fundamental.

Os clássicos do escritor Monteiro Lobato também entraram na roda de discussão. Porém, Marta avalia que o livro Caçadas de Pedrinho é inofensivo e deve permanecer à disposição dos alunos. "Não temos determinação nenhuma da Secretaria [Estadual de Educação] para recolhê-lo", argumenta. Mesmo com insinuações racistas feitas para a personagem Tia Anastácia, a maioria dos professores acredita que o contexto histórico da época permitia comentários fortes.



Confira no áudio abaixo a opinião de Marta Fattori sobre a retirada das obras.


Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário